AS DIFERENÇAS ENTRE METAFÍSICA e FÍSICA:

By Acervo Filosófico

Por: Juliana Vannucchi e Alessandro Olivieri

    A palavra “metafísica” é originária do termo grego “metàphysis“, sendo que “meta” pode ser traduzida como “além” ou “depois” e “physis” como “física” ou “natureza”. Sendo assim, pode-se entendê-la como “além da física” ou “depois da física”. Esse termo foi cunhado por Andrônico de Rodes (século I), que foi organizador das obras de Artistóteles, estabelecendo uma divisão de seus escritos, na qual separou os que englobavam questões sobre a física e os que abordavam outros tipos de investigações, sendo que esta última abordagem foi denominada por Aristóteles como “filosofia primeira” e por Rodes, como Metafísica.

   Tendo esclarecido a origem da palavra, exploremos agora em que consiste a “filosofia primeira”. Certa vez, Voltaire escreveu que “por metafísica, se entende aquilo que não é matéria“. Assim sendo, ela pode ser definida como uma tentativa de encontrar respostas para aquilo que está além dos fenômenos materiais, além do visível, e consiste numa  busca pela essência das substâncias, consistindo numa reflexão que se empenha em compreender a realidade fundamental do mundo, isto é, desvendar aquilo que faz com que as coisas sejam tal como são, e quais seriam os possíveis princípios existentes por trás dos fenômenos da natureza. 

  Agora, exploremos as bases e significado da Física para que seja possível melhor compreender as diferenças existentes entre os dois campos. Partamos então, codinome fizemos anteriormente, da origem própria palavra “física”. Este termo tem origem grega (physis) e significa “natureza”. Assim, a Física pode ser compreendia como um estudo dos fenômenos naturais do mundo material, e isso significa que ela pretende descrever tais fenômenos e entendê-los, criando leis universais que se apliquem a eles. Além destes aspectos citados, tenha-se em mente que a Metafísica preocupa-se em entender e refletir sobre o todo, enquanto a Física, tal como as outras Ciências, ocupa-se apenas de uma parte específica da natureza. Note-se que dentro da própria área da Física existem ramificações e especializações em partes diferentes, como, por exemplo, a Astrofísica e a Biofísica. Arthur Schopenhauer (1788-1860) certa vez escreveu uma frase que sintetiza bem o que foi exposto neste texto: “Onde termina a Física, começa a Metafísica”.

Related articles

Leave a Reply