Guia Filosófico Para as Férias:

By Acervo Filosófico

Por: Juliana Vannucchi

Considerando que uma grande parte dos nossos leitores entra em férias durante os meses de dezembro e janeiro, elaboramos um guia especial para esses apreciadores de Filosofia que pretendem aproveitar parte do tempo livre desses meses para inserir-se em reflexões e busca por novos conhecimentos. Confira!

Netflix:

Abaixo, dispomos cinco filmes e cinco documentários disponíveis na Netflix, que poderão ser muito proveitosos para suas férias. Se você já assistiu algum desses títulos (ou então, depois que assistir), deixe seu comentário aqui no site, compartilhando conosco suas impressões, opiniões e críticas.

Filmes indicados:

  Matrix:

Eu só posso te mostrar o caminho. Mas é você quem precisa atravessá-lo“.

  Quase sempre, quando se fala em “cinema e filosofia”, menciona-se o filme Matrix. Isso não acontece à toa, mas sim pelo fato de que a narrativa deste longa propõe inúmeras perguntas acerca do conhecimento humano e daquilo que costuma ser definido como “realidade”. Dessa forma, Matrix costuma instigar o espectador para trilhar caminhos de desconstrução daquilo que lhe é habitualmente oferecido como um fato verdadeiro e até mesmo absoluto. Por um lado, talvez seja clichê colocar Matrix nessa lista, mas por outro, certamente seria injusto se o filme não aparecesse aqui.

 Her:

  Her é um filme interessante que expõe a relação entre o ser humano e a tecnologia. Esse desfecho não é nenhuma novidade, porém, o roteiro dessa película é bastante intenso, muito qualificado, e apresenta a situação de um homem que se apaixona perdidamente por um programa virtual. A partir dessa premissa, podemos extrair bastante reflexão, como, por exemplo, quais seriam os possíveis limites éticos presentes na interação entre um ser humano e uma máquina.

O Clube da Luta:

Esta é a sua vida, e ela está acabando um minuto de cada vez.”

  O roteiro desse filme permeia por uma viagem profunda através da consciência mais íntima de um indivíduo. Aqui, vemos um protagonista perdido dentro de si próprio e dessa forma, sua identidade, emoções e certezas se tornam apenas conteúdos caóticos que o intrigam e o conduzem para uma busca agressiva por sua identidade. É um filme arrebatador com um final espetacular. Vale a pena assistir.  

De Olhos Bem Fechados:

  Uma espécie de terror psicológico mesclado com respaldos de intensas emoções, que desvelam os profundos tormentos de alguns personagens. Neste filme, Stanley Kubrick faz um verdadeiro convite à variadas reflexões que podem ser feitas acerca da natureza do ser humano. Um verdadeiro clássico de um dos cineastas mais caprichosos e ousados de Hollywood.

Donnie Darko:

  Será que o tempo realmente existe? O que é, de fato, o tempo? Como defini-lo? Bem, sabemos, por intermédio da Ciência, que ele é relativo e não absoluto. Mas como é a interação do homem para com ele? Donnie Darko, em suma, é uma ficção que, excepcionalmente explora a questão do tempo, a partir de uma fantástica e horripilante aventura vivida pelo protagonista da história do filme.

Documentários indicados:

Zeitgeist:

  Este elogiável documentário mostra que, muitas vezes, aquilo que consideramos ser a verdade, não passa de uma simples ilusão. O roteiro é intrigante e prende o espectador. Zeitgeist examina profundamente o mundo ao nosso redor e o desconstrói de maneira bem intrigante.

Banco ou Bitcoin:

  Cada vez mais, surgem manchetes e discussões sobre o bitcoin. Aqui no Brasil, esse termo torna-se cada vez mais popular. O documentário “Banco ou Bitcoin” oferece válidas informações a respeito da moeda virtual, e é indicado para aqueles que pretendem compreender como, afinal, funciona esse dinheiro que se populariza cada vez mais.

Horizon: Which Universe Are We In?

  Nosso universo é envolto por mistérios. Por mais que as ciências avancem, ainda assim, existem muitas perguntas que carecem de resposta, e é por isso que este documentário compõe nossa lista. Aqui, cientistas discutem sobre a possibilidade dos multiversos e sobre outros assuntos semelhantes que são bastante intrigantes e que, cada vez mais, intrigam a ciência. 

Inn Saei:

  Um excelente documentário que mostra uma série de entrevistas, feitas com pessoas diferentes, mas que possuem algo em comum: a valorização e desenvolvimento da intuição humana.

Is Genesis History?

  Lançado em 2017, “Is Genesis History?” recebeu uma provação bem positiva pela crítica. Este documentário investiga a fundo as possíveis origens de nosso planeta, tendo como foco a história da Gênesis. Há uma série de entrevistas interessantes com diferentes cientistas, que despertam muitas reflexões e indagações.

Livros:

 Se você cansar de assistir filmes e documentários na Netflix, não precisa se preocupar, pois também selecionamos algumas leituras que, com certeza, irão agradar e agregar bastante conhecimento.

Coletânea de contos – Voltaire:

   Essa compilação carrega as principais histórias escritas por um dos maiores filósofos que já existiu. Há alguns contos bem curtos (de duas páginas) e outros bem longos, mas todos possuem uma encantadora aura filosófica. Aqui encontram-se presentes grandes clássicos produzidos pelo autor, tal como “Cândido ou o Otimismo” e “A Princesa da Babilônia”.

“Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males.”

Buracos Negros – Stephen Hawking:

  Livro produzido a partir de uma palestra ministrada por um dos maiores gênios de nosso tempo. O físico Stephen Hawking discorre acerca dos buracos negros, e os explica e explora através de uma linguagem simplificada, capaz de ser compreendida por qualquer um que tenha interesse pela Física Quântica, mas que não possua afinidade com a área de exatas.  

Os Russos:

 Uma das maiores (se não for a maior) coletânea de contos russos já lançada na língua portuguesa. Nesta edição, estão presentes alguns dos principais contos de alguns dos mais renomados escritores de todos os tempos: Tolstói, Gógol, Púchkin, Dostoiévski, Tchekhov e Górki. Embora haja diferenças de temas e formas de escrita, esses grandes gênios possuem algo em comum, que é a profundidade da exposição dos sentimentos e pensamentos que pairam sobre o ser humano.

A Náusea – Jean-Paul Sartre:

  Um dos livros mais aclamados do francês Jean-Paul Sartre. De maneira geral, a obra retrata a condição do homem existencialista e o autor, através da criação de personagens e ambientalizações, expõe neste livro a essência de sua filosofia. Uma leitura agradável e penetrante, que certamente será devorada antes mesmo do término de suas férias.

O Discurso do Método – Descartes:

 Aqui fica a indicação de uma das mais importantes obras filosóficas já escritas. “O Discurso do Método” é um livro atemporal e de imensa notoriedade na história da Filosofia e também da Ciência. Apesar da leitura não ser tão simples e exigir concentração devido ao seu conteúdo, o livro não é longo e, por isso, entra para essa lista de leituras indicadas e apropriadas para as férias. Especialmente recomendado para quem se interessa por Teoria do Conhecimento.

YouTube:

   É claro que além da Netflix, você também pode conferir muitos vídeos qualificados no YouTube, e é justamente por isso que elaboramos uma indicação de alguns canais nos quais você encontrará excelentes vídeos.

Canal “Conhecimentos da Humanidade”:

  O espaço reúne temáticas diversificadas que são gravadas em formatos diferentes. Em meio a essa variação, é possível encontrar excelentes vídeos de filosofia, além de outros conteúdos valiosos de áreas como  história, psicologia, mitologia,  religião e outros assuntos. 

     Canal Olivieri TV: Diversidade e qualidade.

Canal “Olivieri TV”:

  Este canal disponibiliza alguns vídeos reflexivos com menções de temas filosóficos, e também alguns com outros tipos de abordagens variadas. De maneira geral, os conteúdos são vastos, agradáveis e interessantes. Vale muito a pena conferir!

Fatos Desconhecidos: Um dos mais renomados canais brasileiros do YouTube,

Canal “Fatos Desconhecidos”:

  Um canal que é constantemente atualizado com vídeos cuja temática se desdobra entre informações científicas, abordagens históricas, sociológicas, religiosas, filosóficas e inúmeras outras matérias. Há uma variedade de vídeos de cunho reflexivo e que certamente irão instigar e inspirar qualquer um que nutra interesse pela Filosofia. É possível gastar horas assistindo os intrigantes vídeos do canal “Fatos Desconhecidos”.

Canal “SciFilo”:

  Um ótimo canal, que se empenha com excelência em explorar alguns dos principais assuntos que foram discutidos ao longo da história da Filosofia. O SciFilo consiste numa notável fonte de conhecimentos filosóficos e, com certeza, é digno de compor esta lista.

Durante as férias, mantenha-se ligado no Acervo Filosófico. Temos atualizações mensais, e você pode acompanhá-las por e-mail, pelo Facebook, Twitter e Instagram.

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Category: ESPECIAIS

Related articles

Leave a Reply