SEGUNDO CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FILOSOFIA CIENTÍFICA:

By Acervo Filosófico

Por: Paulo Pedroso

  Filosofia e Ciência estão interligadas desde os primórdios da história, sendo que os pré- socráticos (primeiros filósofos ocidentais) eram praticamente astrônomos, biólogos, físicos e químicos, e outros como Aristóteles (384 a.C. —  322) , além de seus escritos sobre Filosofia, também possuía obras sobre tais áreas científicas.

  Assim, no decorrer da história vários autores escreveram sobre o assunto. Alhazen, filosófico e físico árabe foi um dos primeiros a estabelecer métodos que se afastavam a Ciência da Filosofia e, posteriormente, René Descartes (1596 – 1650) e Francis Bacon (1561 — 1626) fizeram uma cisão mais clara entre as áreas com suas respectivas obras, Discurso Sobre o Método  e Novum Organun. Mais tarde, Karl Popper (1902 — 1994) e Isaac Newton (1643 —e 1727) “reforçaram” a distinção entre Ciência e Filosofia. Dos vários métodos de conhecimento, todos válidos, até mesmo o famigerado senso comum, cada área se apega mais a um deles, ou especificamente a um deles.  As ciências duras desprezaram e repudiaram o conhecimento filosófico durante algum tempo, sendo que apenas mais recentemente está havendo uma reaproximação entre ambas, que tem sido vistas não como sendo opostas, mas complementares.

  Tal aproximação tem inspirado a realização de eventos sobre filosofia científica, cujas temáticas incluem, especialmente a Filosofia da Ciência e a Epistemologia, embora costumem explorar também temas como a Lógica a abrangendo até mesmo a Ética. Um desses eventos é o Segundo Congresso Latino-americano de Filosofia Científica que ocorrerá dias 18,19 e 20 de outubro de 2017, em Santiago, no Chile.

  Algumas pessoas familiarizadas com o evento apontam que esta edição será uma continuação do primeiro, que aconteceu em Buenos Aires em 2015, ocasião na qual houve uma marcante homenagem ao professor Mario Bunge.  Mas ainda que seja uma continuação, a ausência no primeiro evento não implica em um não entendimento do segundo congresso.

  As áreas que serão abordadas são: Lógica, Semântica, Linguagem, Ciências Formais, Ontologia, Epistemologia, Metafilosofia, Filosofia da Ciência e Tecnologias, História da Ciência, perspectivas filosóficas na Biologia, Química, Matemática, Física, Ciências Cognitivas, Ética, filosofia aplicada e filosofia experimental, perspectivas conceituais e contingentes no jornalismo e na divulgação científica.

  Os participantes do evento ainda não foram divulgados, segundo os organizadores porque o “time ainda não está fechado”.  Maiores informações são aguardadas. O site oficial é http://www.colfic2017.cl/ (apenas em espanhol) e as informações apontam que assim como no primeiro congresso haverá um amplo espectro de participantes: cientistas com vocação filosófica, filósofos que fazem da ciência o seu material de reflexão, estudantes, divulgadores e jornalistas científicos.

 Category: NOTÍCIAS

Related articles

Leave a Reply